Mission to CDC and Stanford
No período de 04 a 08 de fevereiro de 2019, os professores pesquisadores Julio Croda, James Venturini, Marilene R. Chang, Iandara Schettert Silva, Ana Rita Coimbra M. Castro e Anamaria Paniago realizaram as atividades abaixo especificadas:
- Local: Atlanta-USA – Período: 04 e 05 de fevereiro 2019
- Visita ao Laboratório de Referência em Fungos da Divisão de Foodborne, Waterborne, and Environmental Diseases, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta-USA, guiada pelo Dr Shawn Lockard, Diretor do Fungal Reference Laboratory.
- Os pesquisadores apresentaram os objetivos da proposta PRINT CAPES, bem como suas pesquisas em desenvolvimento que incluem análises moleculares (MLST e sequenciamento de agentes de micoses sistêmicas e testes de susceptibilidade para fungos filamentosos). Elaboração de parceria para a realização do projeto de pesquisa “Vigilância de resistência de Aspergillus spp à antifúngicos azólicos no Estado de Mato Grosso do Sul”. A parceria compreende intercâmbio de aluno (modalidade doutorando sanduíche) e análises de bioinformática a partir de dados de sequenciamento genético obtidos de material clínico e ambiental.
- Visita à Divisão de Hepatites Virais do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta-USA, guiada pelo Dr. Saleem Kamili, chefe do Laboratory Branch.
- Os pesquisadores reuniram-se com os pesquisadores Saleem Kamili, Dan Drobenic, Alexandra Tejada e Yuri Khudyalov e apresentaram os objetivos da proposta PRINT CAPES, bem como suas pesquisas em desenvolvimento e fortalecimento da parceria em pesquisas em hepatites virais (HCV, HEV e HAV). A parceria compreende intercâmbio de aluno (a) de doutorado (modalidade doutorando sanduíche) para 2019 e 2020 e análises de bioinformática (NGS) incluindo a análise dos dados de sequenciamento genético obtidos a partir de material clínico.
- Visita ao Laboratório de Referência em Fungos da Divisão de Foodborne, Waterborne, and Environmental Diseases, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta-USA, guiada pelo Dr Shawn Lockard, Diretor do Fungal Reference Laboratory.
- Local: Stanford University- USA – Período: 06 e 08 de fevereiro 2019
- Visita a Universidade de Stanford, guiada pelo Dr Jason Andrews.
- Reunião com os pesquisadores: Jason Andrews, Catherine Blish, Shirit Einav, Jose G. Montoya e David A Stevens.
- Elaboração de parceria para o desenvolvimento de diversas pesquisas relacionadas aos aspectos epidemiológicos e imunológicos da tuberculose, HTLV, toxoplasmose e micoses sistêmicas. A parceria compreende intercâmbio de aluno (modalidade doutorando sanduíche) e docentes (professor visitante).
- Reunião com Dr David A. Stevens, do Institute for Medical Research da Califórnia, em San Jose, Califórnia, onde o grupo de pesquisadores da UFMS apresentou a UFMS, a proposta do Print e as possibilidades de pesquisa em parceria.
- Visita a Universidade de Stanford, guiada pelo Dr Jason Andrews.
A tabela abaixo mostra a síntese dos resultados obtidos na primeira missão e andamento dos projetos em parceria:
OBJETIVOS | INDICADORES | METAS | RESULTADOS |
Qualificação docente | Reunião com pesquisadores | Consolidação de projetos | Parceria para receber docentes visitantes |
Doutorado Sanduiche | Reunião com pesquisadores e coordenadores de laboratórios | Consolidação de projetos | Parceria para receber discentes em doutorado sanduíche. |
Continuidade da produção científica em conjunto | Formalização de parceria e envio de projeto para busca de recurso | Recursos internacionais para desenvolvimento de projetos em parceria | Construção de projetos para submissão a editais e instituições de financiamento. |
Ampliação da rede de pesquisa nos programas de pós-graduação. | Inserção de novos parceiros, a partir de contatos realizados no âmbito da missão e posterior ao retorno. | Inserir novas instituições e pesquisadores | Troca de contatos e email para discussão de projetos. |
Com os contatos estabelecidos em Atlanta e Stanford, será possível o intercâmbio de alunos e docentes, principalmente em estudos epidemiológicos e ensaios experimentais. Estas atividades permitirão a internacionalização dos programas de pós-graduação PPGSD e PPGDIP, através das linhas de pesquisa e laboratórios e projetos em conjunto. Os novos contatos, feitos a partir de indicação dos parceiros encontrados, serão estabelecidos conforme o andamento do CAPES/PrInt/UFMS.
IMAGENS:
Equipe recebida pelo Dr. Shauwn Lockhart no CDC, Atlanta, EUA. Fotografia 1-
pesquisadores da esquerda para direita, Dra. Marilene Rodrigues Shang, Dr. Shauwn Lochart,
Dra Iandara Schettert Silva, Dra. Anamaria Paniago e Dra. Ana Rita Motta Coimbra. Fotografia
2 -Dr. James Venturini, Dra Marilene Rodrigues Shang, Dra Iandara Schettert Silva, Dr.
Shauwn Lochart e Dra Anamaria Paniago.
Reunião no CDC Atlanta(USA), Divisão de Hepatites Virais, Da direita pra esquerda, Dr. Dan Drobenic e Dr Saleem Kamili, Dra Ana Rita Coimbra Motta Castro e Dra. Alexandra Tejada.
Reunião no CDC Atlanta(USA), Divisão de Hepatites Virais, Da direita pra esquerda, Dra Ana Rita Coimbra Motta Castro e Dr. Yuri Khudyalov
Reunião no Laboratório de Doenças Infecciosas, em Stanford University, da direita para esquerda, Dr James Venturini, Dr Júlio Croda, Dra Iandara S Silva, Dra Shirit Einav, Dra Marilene R. Shang, Dr Jason Andrews, Dr Maurício Paniago, Dra Anamaria Paniago e Dra Ana
Rita M Coimbra.
Reunião em Stanford University. Direita para esquerda, Dr José Montoya, Dra Iandara S Silva, Dr James Venturini e Dra Ana Rita M Coimbra.
Reunião no Instituto for Medical Research of California, da direita para esquerda, Dra Marilene Shang, Dr David A Stevens, Dr James Venturini e Dra Anamaria Paniago.