Mission to University of Minnesota

Pesquisador: Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos (UFMS)
Data: 16/11/2019 a 18/03/2020

Objetivou-se a formação de um grupo interinstitucional com reuniões mensais sobre Ecologia de Movimento e suas interfaces. Esse grupo seria formado por pesquisadores da UFMS (capitaneados por mim) e dos pesquisadores da University of Minnesota (capitaneados por James Forester). Visou-se obter acesso a cluster de supercomputadores, que serão disponibilizados remotamente para acesso nas pesquisas no Brasil. Finalmente, visou-se compilar dados de movimento, e dados espaciais para futuras análises. Visou-se o acompanhamento de orientandos e coorientandos de pós-graduação que estão no exterior.
Iniciaram-se reuniões quinzenais de trabalho, onde foi compilado dados de movimento de animais e dados de uso de solo. Durante o interstício das reuniões, as análises de dados foram realizadas, e os novos desafios eram tratados nas próximas reuniões. Durante esse período foi agregado no grupo de trabalho outros professores da University of Minnesota, bem como chefes de parques e membros de organismos governamentais locais. Ao final, artigos começaram a ser redigidos por mim para futura submissão.
Aferição poderia ser feita através da verificação a criação do grupo de trabalho, a permissão de acesso remoto do cluster de supercomputador pelo laboratório de Ecologia da UFMS, bem como a produção de três artigos científicos, pelo menos um deles com orientado/coorientado de instituição brasileira.
Criação do grupo de trabalho em movimento animal e suas interfaces. Orientação de dois estudantes brasileiros e um americano. Publicação de um artigo (extrato A). Submissão de dois artigos. Criação de banco de dados de movimento com animais do Pantanal e dos USA.