Webinar UFMS/Capes-PrInt – Novos Materiais

Postado por: Nalvo Junior

Novos materiais é o tema do quarto Webinar Capes-Print que apresenta projetos de cooperação internacional da UFMS aprovados para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O webinar será realizado na próxima sexta-feira (4), às 16h (MS) e terá como título “Avaliação do potencial tóxico de nanomateriais utilizados em aplicações de interesses ambientais, energéticos e da saúde: recentes avanços junto ao programa CAPES-PrInt”.

A pesquisa foi desenvolvida e será apresentada pelo professor do Grupo de Óptica e Fotônica Anderson Caires (Instituto de Física), docente dos programas de Pós-Graduação em Química e Ciências dos Materiais da UFMS, em parceria com a University of Essex, Colchester, Reino Unido.

Com transmissão via Google Meet (https://meet.google.com/qdv-mrqi-iuh), o webinar trará informações sobre os principais resultados obtidos numa recente visita acadêmica à “School of Life Science” da “University of Essex”, Colchester – Reino Unido, em que o professor buscou determinar o potencial nocivo de diferentes nanomateriais que vêm sendo utilizados em aplicações tecnológicas e produtos comerciais.

A missão envolveu ações previstas no projeto intitulado “Desenvolvimento de nanomateriais para indução de processos oxidativos: aplicações de interesses ambientais, energéticos e da saúde” e foi financiada no âmbito do programa Capes-PrInt.

Nanomateriais são materiais que possuem graus estruturais na ordem de um nanômetro (que é igual a um milionésimo de milímetro), e que podem potencializar resultados com quantidades muito menores de matéria-prima.

Pelo projeto os pesquisadores irão trabalhar duas linhas. A primeira é a terapia fotodinâmica, que trata do uso do nanomaterial e da luz para promover reações no interior de células e seres vivos.

A outra linha está relacionada com o uso de nanomateriais e luz para promover quebra de moléculas de poluentes ou provocar a própria quebra da molécula da água na produção de Hidrogênio, considerado combustível limpo.

Também participam do projeto os professores Além-Mar Bernardes Gonçalves, Heberton Wender Luiz dos Santos, Samuel Leite de Oliveira e Diego Carvalho Barbosa Alves e da Faculdade de Medicina (Famed) Rita de Cássia Avellaneda Guimarães e Valter Aragão do Nascimento. Os pesquisadores estrangeiros são Corinne Whitby (University of Essex), Tracy Lawson (University of Essex), Ian Colbeck (University of Essex), Frank Osterloh (University of California, Davis) e Detlef Bahnemann (Leibniz Universitat Hannover).

Texto: Paula Pimenta (Agecom/UFMS)